• Tahur Vieira

O que deve mudar nos locais de trabalho no pós pandemia

Atualizado: 13 de Out de 2020

Depois de se adaptar a uma nova realidade imposta pelo coronavírus, as empresas já começam a pensar no futuro dos seus escritórios e lojas depois da crise


O coronavírus transformou a rotina de empresas e empreendedores com a adoção em massa do trabalho remoto. Em um primeiro momento, o mercado se movimentou de maneira desequilibrada e sem parâmetros para seguir. Após os primeiros meses de isolamento, é possível observar que a maior parte das empresas já conseguiu se reorganizar e se adaptar ao uso intensivo da tecnologia para reuniões e para contato com colaboradores, fornecedores e clientes.


Agora, já se começa a pensar em como será o retorno das atividades.


Há um consenso entre os especialistas de que o trabalho remoto será implantado em empresas que não tinham essa cultura e será reavaliado para as empresas que já o aplicavam, transformando o ambiente organizacional, comercial e as estruturas corporativas, tanto em uso de espaço quanto na forma de trabalho.


Cada empresa ou empreendimento terá uma experiência diferente imposta pela COVID-19, o que vai influenciar o grau de implantação de políticas de trabalho remoto em diferentes setores. Haverá também a adoção de novas normas para o adensamento entre as posições de trabalho, com mais espaçamento entre as pessoas e, consequentemente, uma utilização diferente dos espaços dos escritórios e lojas. Isso mudará a rotatividade dos funcionários e a capacidade das empresas de aplicar de maneira estratégica o trabalho remoto - home office, em muitos casos.


É justamente por isso que se faz fundamental uma análise aprofundada e customizada de layout e ocupação dos ambientes, para que, a partir do diagnóstico, as decisões possam ser tomadas de maneira estratégica.


Assim, a análise profissional sobre o layout e a ocupação dos espaços passa a ser essencial para suportar os negócios no período de crise e pós-crise. A Premium Condomínios em parceria com a Predial Imobiliária, oferecem equipes multidisciplinares e ferramentas tecnológicas para ajudar empresas e empreendedores a entender e a otimizar o uso dos espaços de maneira inteligente.


Listamos 3 itens importantes dessa mudança:


1. Financeiro

A definição da política e da proporção ideal do trabalho norteará a metragem, a localização e o tipo de imóvel ideal para cada organização ou negócio, o que reflete diretamente nos custos e investimentos.


2. Mercado

Todos os setores da economia foram afetados pela pandemia. Embora ainda não seja possível prever quanto tempo este cenário deverá durar e quais serão seus efetivos impactos, é certo que haverá uma recuperação do mercado e, ao mesmo tempo, que o mundo não será como antes. Esse contexto também servirá para moldar o novo futuro do trabalho e seus espaços. A análise de layout e ocupação é essencial, pois ainda será um componente indispensável para sustentar o crescimento dos negócios.


3. Pessoas

As ações tomadas pelas empresas em tempos de pandemia tiveram como prioridade a saúde, o bem-estar e a segurança dos colaboradores e clientes. O tema deverá ganhar ainda mais força como diretriz geral e, no pós-COVID, é esperado um foco das organizações na reavaliação dos seus planos de contingência e de seus ambientes e espaços de trabalho, nos aspectos de eficiência de ocupação, densidade e instalação de ambientes mais saudáveis.


Para conhecer nossos serviços ou fazer o agendamento para tirar dúvidas, clique aqui.

107 visualizações

Soluções

Consultoria

Estratégia

Digital

Tecnologia

Operações

Serviços

Administração

Migre seu condomínio

Solicitar proposta

Seja fornecedor

Ver todos os serviços

Sobre a Premium

Quem somos

No que acreditamos

Nossas metodologias

Nossas certificações

Nossos parceiros

Junte-se a nós

Contate-nos

 

⭐ Indique a Premium

Siga-nos

ligamos-para-voce-site-premium.png
area-do-condominio-site-premium.png
Rua General Canabarro, 100, Sala 4, Centro, Passo Fundo/RS
(54) 3622-7040 | (54) 99981-4462 - atendimento@premium.adm.br
Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h30 às 12h e 13h30 às 18h. Sábados das 8h30 às 12h
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube
Termos de Uso | Política de Privacidade
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube
botao-whatsapp-premium.png